quinta-feira, 16 de junho de 2011

1º Acampa-ME

Aconteceu nos dias 14 e 15 de maio de 2011 o 1º Acampamento de Mocidades Espíritas do Ceará. O evento foi ralizado em uma casa de praia na Caponga-CE, estavam presentes jovens das mocidades dos seguintes centros espíritas: Centro Espírita Maria de Madalena - CEMM, Centro Espírita Amor ao Próximo - CEAP, Centro Espírita João Evangelista - CEJE, Centro Espírita Cearense - CEC e Centro Espírita Vidal da Penha. 
Dá só uma olhada na casa que ficamos...



A programação do evento foi cheia de suspense, inclusive o local onde seria realizado. Os jovens só tiveram certeza de onde seria quando chegaram lá. Ao descer do ônibus, todos tiveram que tirar os sapatos, pra que? calma... vamos contar todos os detalhes.
O tema do 1º Acampa-ME foi O JOVEM ESPÌRITA, então nada melhor que surpreendê-los a todo momento. A recepção tinha que ser marcante, afinal de contas era o 1º de muitos. Entraram na casa, descalços, vendados e em fila indiana. Espie...

Eles estavam entrando em uma gincana, mas não sabiam. A gincana dos 4 elementos - terra, água, ar e fogo.
Após tirarem as vendas, receberam um envelope com a mensagem intitulada OS QUATROS ELEMENTOS:
"Seja terra, disse o mestre. A terra recebe os dejetos de homens e animais, e não é perturbada por isto; muito pelo contrário, transforma as impurezas em adubo, e fertiliza o campo.
Seja água, disse o mestre. A água limpa a si mesma, e limpa tudo aquilo que toca, Seja água em torrente.
Seja fogo, disse o mestre. O fogo faz a madeira podre transformar-se em luz e calor. Seja o fogo que ilumina, aquece e purifica.
Seja ar, disse o mestre. O ar espalha as sementes sobre a terra, faz o fogo arder com mais brilho, empurra as nuvens para que a água caia sobre todos os homens.
Se você tiver a paciência da terra, a pureza da água. a força do fogo e a leveza do ar, você está no caminho certo rumo a evolução" .

O momento de apresentação é chegado, precisavamos nos conhecer melhor. Fomos separados em duplas e tivemos que contar um fato engraçado da nossa vida. Mas na hora de contar, heheheheheh, uns não foram tão engraçados assim, enquanto outros nos fizeram dar muitas gargalhadas.

Depois de devidamentes apresentados, fomos informados das regras e da programação do evento. Nos dividimos em grupos e acomodamos nossas bagagens nos 6 quartos da casa. A dormida já estava garantida!

Estava na hora de dividir as equipes, pois a gincana iria começar. Foram 4 equipes que se nomeram assim: GAIA (terra), Chapa quente (fogo), CAGECE (água) e COELCE (ar). Depois de tanta conversa, a fome aperta e então que venha o almoço.
 A 1ª tarefa da gincana foi a limpeza da cozinha, depois do almoço e janta do sábado e também do café da manhã e almoço do domingo. Todas as equipes cumpriram essa tarefa com total dedicação.

O jogo da gincana foi o DESVENDE O MISTÉRIO. Algo aconteceu no Acampa-ME e os jovens tinham que descobrir quem foi o personagem, onde ele estava , com que objetivo e por qual motivo cometeu determinado ato. Olha só os suspeitos...

Foi muito divertido, no final todas as equipes desvendaram o mistério, mas a equipe CAGECE saiu na frente, foi a primeira a concluir o enigma. Depois de tanta correria paramos pra tirar algumas fotos...

Final de tarde, nada melhor que curtir o pôr do sol à beira mar. Momento emocionante e marcante para muitos.

Início de noite, nada melhor que uma sessão de cinema com o filme - O Último mestre do Ar. Foi preciso prestar muita ATENÇÃO! depois do filme tivemos QUIZ com perguntas sobre o filme, mas relacionadas à doutrina espírita. Ah! tivemos direito a pipoca e refrigerante e também muita polêmica, kkkk.
No QUIZ, a equipe chapa quente (FOGO) se recupera e acerta mais perguntas.

Mais uma surpresa, na saída da sessão cinema os jovens foram recepcionados na varanda da casa com um colar havaiano e ao som de música havaina. Isso te lembra lago? era nossso LUAL sim.... com fogueira, tochas e frutas. Saca só!

Aproveitamos o clima de paz e amizade que pairava e fizemos nosso evangelho, lemos o item O HOMEM DE BEM e ficamos mó tempão conversando sobre o tema. Embalados por músicas agradáveis e salutares permanecemos juntos ali curtindo a noite e a brisa do mar.


Alguns acontecimentos muito engraçados e outros curiosos circularam o Acampa-ME, mas não iriei comentar sobre eles, pois teremos novidades importantes sobre eles. AGUARDEM!!! vocês não perdem por esperar...


O café da manhã já estava nos esperando, era preciso ficar forte, pois as provas do domingo iam exigir esforço físico.

E recomeça a gincana. Prova da bandeirinha, a equipe GAIA (terra) é vencedora.

A prova seguinte foi a corrida - 100 metros. Dessa vez quem levou a melhor foi a equipe COELCE (ar). A pontuação da gincana ficou bem equilibrada. Cada equipe venceu uma prova e agora quem vai ganhar?

Muita correria... precisamos abastecer o estomago. Vamos lá galera a comida já está na mesa!

Resultado da gincana - equipe GAIA (terra) campeã. Cabe lembrar que todas as equipes tinham 5 integrantes, exceto a equipe vencedora que eram apenas 4 - Lilian, Gabriel, Cristall e Jonas.
Toda gincana de respeito tem que ter uma MEGA, ULTRA, POWER premiação. A nossa não poderia ser diferente, mas você quer saber o que foi? logo logo você saberão mais detalhes. AGUARDEM!! algo importante vem ai...

E aqui, toda a galera que participou do 1º Acampa-ME.

Chegou ao fim o 1º Acampa-ME, mas com a certeza que será o primeiro de muitos. Deixará muitas lembranças boas, muitas risadas, alegria, vibração e também conversas salutares que trouxeram reflexões sobre a conduta do JOVEM ESPÍRITA.
Curtiu? então junte-se a nós. Quer ir ao próximo? fique ligado em nosso BLOG que logo logo teremos novidades sobre as inscrições para o 2º Acampa-ME.


2 comentários:

  1. Galera, o blog tá muuuito lindo!
    Os desenhos entõ, nem se fala ;)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O banner foi criação do Jonas, realmente ele tá de parabéns! tá muito show. Calmae mah! heheheheh

    ResponderExcluir